Portimão volta a viver “Um Sonho de Natal” O Grupo Palsul aproveita para informar aos estimados clientes e fornecedores que estaremos " Encerrados para Férias entre o dia 21 de Dezembro ao dia 1 Janeiro 2024" .

 

 

Foto: Câmara de Portimão

Portimão vai voltar a viver “Um Sonho de Natal”, um evento dedicado a toda a família que terá todos os ingredientes que se esperam nesta época festiva, cujo lançamento vai acontecer no 1 de Dezembro, às 17h00, na antiga Lota da cidade.

Até 6 de Janeiro, a cidade de Portimão «vai novamente transformar-se numa autêntica Vila Natal, recriando diversos núcleos de atração, inspirados na época festiva e totalmente gratuitos, nos quais o universo natalício se cruzará com momentos de fantasia e diversão dirigidos a toda a família», segundo a Câmara de Portimão.

No dia 1 de Dezembro, o programa vai arrancar com a chegada do Pai Natal chegar à antiga Lota, situada na zona ribeirinha de Portimão, «para inaugurar a Fábrica de Brinquedos acompanhado pela Mãe Natal e os seus duendes».

Segue-se desfile com cerca de uma centena de figurantes em direção à Praça Manuel Teixeira Gomes, onde será inaugurada a Casa do Pai Natal, dirigindo-se o cortejo até à Praça da República, em pleno centro histórico de Portimão, para a inauguração da Pista de Gelo com 200 metros quadrados, do Palco Natal e da iluminação natalícia, com destaque para o Planetário imersivo com tecnologia LED.

Até 6 de Janeiro, habitantes locais e visitantes podem contar com 37 dias «cheios de atrações em vários polos».

Além da Praça da República, a ação acontece no Jardim 1.º de Dezembro, com o Mercadinho de Natal e os seus dez stands ocupados por artesãos locais, e na Praça Manuel Teixeira Gomes, cenário da Casa do Pai Natal e apeadeiro do Comboio de Natal, que circulará na ‘baixa’ de Portimão, sem esquecer o Largo da Mó, com o habitual Presépio em tamanho real, e os desfiles temáticos que aos sábados percorrerão algumas das principais artérias da parte antiga da cidade, passando igualmente por Alvor, no dia 17, e pela Mexilhoeira Grande, a 19 de Dezembro.

A Câmara de Portimão destaca o Palco Natal da Praça da República, «que aos fins de tarde receberá meia centena de espetáculos, entre artes circenses, poesia, música, dança, magia, teatro, fantoches e palhaços, protagonizados por cinco centenas de artistas, cerca de 80 por cento dos quais residentes ou naturais de Portimão, e onde se incluem os alunos de diversas escolas do concelho e grupos locais que aí poderão revelar os seus talentos».

«Merece igualmente referência especial a Fábrica do Pai Natal, instalada na antiga Lota, palco de atividades criativas e pedagógicas com várias oficinas e ateliês, a Hora do Conto, a confeção de bolachas de Natal, técnicas sobre como embrulhar presentes e muito mais. Haverá também neste espaço o ‘Recreio de Natal’, composto por espaços de diversão e equipamentos diferenciados para cada faixa etária, com diversos insufláveis e carrosséis», acrescenta a autarquia.

 

 

 

 

 

Noutra vertente, e à semelhança do que sucedeu no ano passado, o Município de Portimão vai entregar 7400 vales de compras às crianças e jovens do pré-escolar e dos 1º, 2º ciclo e 3º ciclos de ensino do concelho, no montante de 111 mil euros.

«Serão três vales com o valor unitário de 5 euros, num total de 15 euros por aluno, a distribuir pelos cinco Agrupamentos de Escolas do concelho, que podem ser descontados até 31 de Março de 2024 na rede de lojas e serviços aderentes», descreve a Câmara.

Para além deste apoio, que integra a campanha “Valorizar o Comércio Local”, quem fizer compras entre 1 de Ddezembro e 19 de Fevereiro de 2024 nas lojas aderentes de comércio, serviços e restauração, habilita-se a ganhar vales para novas aquisições, no valor de 25, 50 e 100 euros, num total de 30 mil euros.

A campanha dirige-se a pessoas a partir dos 18 anos, que receberão cupões por cada compra de valor igual ou superior a 10 euros, habilitando-se assim aos sorteios agendados para 13 e 27 de Dezembro, 10 e 24 de Janeiro, e 7 e 21 de Fevereiro.

As lojas participantes encontram-se devidamente identificadas com um dístico que exibe o logotipo da campanha “Valorizar o Comércio Local”, que resulta da parceria estabelecida entre o Município de Portimão a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, a Associação Portimonense do Comércio e Serviços e a Associação Turismo de Portimão.

Em termos globais, o Município de Portimão destinou 141 mil euros para esta campanha, visando apoiar as empresas locais e as famílias.

Para os últimos dias do ano, a Câmara de Portimão montou um programa com iniciativas para vários gostos, «com muita dança e ritmo, a começar na noite de 29 de Dezembro, com a atuação da banda The Peakles, o maior tributo luso aos famosos The Beatles, que abrirá as festividades a partir das 22h00 na zona ribeirinha de Portimão».

Na noite seguinte, 30 de Dezembro, será a vez da RFM Time Machine, uma autêntica viagem musical no tempo que recordará êxitos das décadas de 1980, 1990 e 2000, seguindo-se os sons viciantes do Turbo Baile na noite da passagem de ano, que não deixarão ninguém indiferente.

«Momento alto da saudação ao Ano Novo, o fogo de artifício será lançado na Praia da Rocha e em Alvor, enquanto na zona ribeirinha de Portimão está assegurada uma memorável entrada em 2024, completamente diferente de tudo o que tem acontecido», antecipa a autarquia.

«Com esta diversificada programação, o Município de Portimão procura proporcionar a residentes e visitantes vivências únicas em vários locais emblemáticos da cidade, dando especial atenção aos mais novos, que têm a oportunidade de viajar num imaginário de magia e sonho, tendo em linha de conta os diversos públicos que são esperados nesta época tão especial, em que se renovam as esperanças num melhor amanhã», conclui a Câmara de Portimão.

A programação detalhada pode ser consultada seguindo este link.

Fotos: Câmara de Portimão

O nosso website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao utilizar o website, confirma que aceita a utilização de cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.   Saiba mais